INSEGURANÇA

Furtos no transporte coletivo de Uberaba aumentam 37,5% este ano

De janeiro a julho, registros passaram de 40 para 55 casos; Transube reforça monitoramento e apoio à polícia

Joanna Prata
Publicado em 14/09/2025 às 16:10Atualizado em 14/09/2025 às 18:41
Compartilhar
Aumento de 37,5% no comparativo entre os primeiros sete meses de 2024 e 2025 (Foto/Divulgação)

Aumento de 37,5% no comparativo entre os primeiros sete meses de 2024 e 2025 (Foto/Divulgação)

Os furtos em transportes públicos de Uberaba registraram aumento de 37,5% no comparativo entre os primeiros sete meses de 2024 e 2025, segundo dados do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais.

De janeiro a julho de 2024, foram contabilizados 40 casos, enquanto no mesmo período de 2025 o número subiu para 55.   

O gerente-geral da Transube, Júlio César Minaré, explicou que, quando os casos chegam à empresa — responsável pela operação e administração do transporte coletivo de Uberaba — ela age em conjunto com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, fornecendo imagens das câmeras das estações e, quando possível, dos ônibus, para ajudar na identificação dos suspeitos. “Quando conseguimos alguma coisa, algum suspeito que está com atitude suspeita, a gente já passa a imagem, as fotos, para a polícia, no caso, verificar”, afirmou.   

No entanto, Minaré destacou que nem todos os casos chegam até a Transube. Muitos furtos ocorrem fora das estações ou antes do embarque, em situações sem violência direta, como nos deslocamentos de pessoas que saem de bancos. “São poucas delas que a gente tem aqui registrado, que vieram para a gente, no caso, ajudar, passar imagens para a polícia, para a identificação desse grupo”, disse.   

O gerente também explicou que o monitoramento nas estações é em tempo real, enquanto a identificação nos ônibus é feita de forma posterior, mas de maneira rápida, sempre visando colaborar com as forças de segurança.   

A Transube orienta que, em caso de furtos, a população entre em contato com a empresa para que imagens e informações possam ser compartilhadas com a polícia.   

A reportagem também solicitou um posicionamento à Prefeitura de Uberaba e à Guarda Municipal sobre os registros de furtos, mas ainda não recebeu retorno. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por