De janeiro a julho, registros passaram de 40 para 55 casos; Transube reforça monitoramento e apoio à polícia
Aumento de 37,5% no comparativo entre os primeiros sete meses de 2024 e 2025 (Foto/Divulgação)
Os furtos em transportes públicos de Uberaba registraram aumento de 37,5% no comparativo entre os primeiros sete meses de 2024 e 2025, segundo dados do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais.
De janeiro a julho de 2024, foram contabilizados 40 casos, enquanto no mesmo período de 2025 o número subiu para 55.
O gerente-geral da Transube, Júlio César Minaré, explicou que, quando os casos chegam à empresa — responsável pela operação e administração do transporte coletivo de Uberaba — ela age em conjunto com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, fornecendo imagens das câmeras das estações e, quando possível, dos ônibus, para ajudar na identificação dos suspeitos. “Quando conseguimos alguma coisa, algum suspeito que está com atitude suspeita, a gente já passa a imagem, as fotos, para a polícia, no caso, verificar”, afirmou.
No entanto, Minaré destacou que nem todos os casos chegam até a Transube. Muitos furtos ocorrem fora das estações ou antes do embarque, em situações sem violência direta, como nos deslocamentos de pessoas que saem de bancos. “São poucas delas que a gente tem aqui registrado, que vieram para a gente, no caso, ajudar, passar imagens para a polícia, para a identificação desse grupo”, disse.
O gerente também explicou que o monitoramento nas estações é em tempo real, enquanto a identificação nos ônibus é feita de forma posterior, mas de maneira rápida, sempre visando colaborar com as forças de segurança.
A Transube orienta que, em caso de furtos, a população entre em contato com a empresa para que imagens e informações possam ser compartilhadas com a polícia.
A reportagem também solicitou um posicionamento à Prefeitura de Uberaba e à Guarda Municipal sobre os registros de furtos, mas ainda não recebeu retorno.