Com precipitação de 5mm, a chuva da tarde de ontem em Uberaba foi considerada fraca e de pequeno porte pela meteorologia. No entanto, o baixo índice
Com precipitação de 5mm, a chuva da tarde de ontem em Uberaba foi considerada fraca e de pequeno porte pela meteorologia. No entanto, o baixo índice pluviométrico registrado só serviu para confirmar que a cidade apresenta graves problemas de infraestrutura. Leitores do Jornal da Manhã, contataram a redação para reclamar do entupimento de galerias de escoamento em vários pontos do bairro Abadia, impedindo que a água da chuva descesse pela rede de águas pluviais. Em consequência disso, foram registrados alagamentos em algumas ruas da parte mais baixa do bairro.
Procurado pela redação do Jornal da Manhã, o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Campos, reiterou o pedido para que a população só coloque o lixo para fora, nos locais e horários corretos. “O problema dos bueiros requer uma medida a longo prazo. O que podemos fazer agora é contribuir para manter as ruas limpas e evitar o entupimento das galerias”, disse Campos.
Segundo ele, a Defesa Civil está atenta, além das enchentes, às possibilidades de desabamentos em alguns bairros de Uberaba, pois, de acordo com o que indica a previsão do tempo para a segunda-feira (19) é possível que chova 28mm. “O olho fica o tempo todo na previsão. Até segunda acreditamos que tudo vai permanecer estável, mas continuamos em alerta”, pontua.
Em relação ao desentupimento dos bueiros e construção de novas galerias de escoamento, o secretário de Infraestrutura, José Eduardo Rodrigues da Cunha, afirmou que há um projeto para desenvolvimento das obras relacionadas ao escoamento pluviométrico de Uberaba, e a expectativa é a de que no próximo ano sejam liberados recursos para sua execução.