Segundo Djalma Pereira, a programação inclui temáticas atuais, como metodologias ativas, neuroeducação, inteligência artificial, entre outros
Apesar dos questionamentos populares com relação à Casa do Educador, mais de 50 cursos e oficinas foram promovidos este ano, atingindo 4.782 professores da rede municipal. O número corresponde a quase a totalidade do corpo docente da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A informação é do diretor de ensino, Djalma Pereira, em entrevista à Rádio JM.
Segundo Pereira, a programação formativa inclui temáticas atuais, como metodologias ativas, neuroeducação, inteligência artificial, avaliação externa e práticas pedagógicas voltadas à realidade do professor em sala de aula. “As oficinas trabalham, prioritariamente, a prática docente, enquanto os cursos complementam e ampliam o conhecimento do professor”, explica.
As capacitações acontecem tanto de maneira presencial quanto remota. Os encontros presenciais, na grande maioria, são feitos nas próprias escolas municipais, como a E.M. Frei Eugênio, que recebeu recentemente os cursos de Diálogos Inter-Religiosos, e em prédios como o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Já os encontros remotos são feitos em plataformas digitais, em tempo real.
“Em junho e julho, foram oferecidas 17 formações. Entre os destaques da programação estiveram a oficina ‘Matemática com cheiro de terra’, que propôs práticas contextualizadas ao ambiente rural; o curso para coordenadores pedagógicos sobre identidade, saberes e práticas; e as formações voltadas ao autocuidado docente e qualidade de vida no trabalho. Agora, a Casa está em processo de organização dos encontros dos próximos meses, que serão divulgados assim que o cronograma for finalizado”, informou Djalma.
Pode interessar: Vereadora e diretor da Semed analisam índice de alfabetização
Mais capacitações
Djalma Pereira ainda revelou que 320 professores participaram do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e de outros 374 profissionais que estão se especializando por meio da Universidade dos Professores. Ao todo, mais de 690 educadores da rede municipal estão envolvidos nessas iniciativas, que buscam aprimorar práticas pedagógicas e fortalecer a educação desde a primeira infância.
Segundo o diretor de Ensino da Semed, Uberaba é um dos poucos municípios do país selecionados para integrar a formação aprofundada do LEEI, promovida pelo Ministério da Educação (MEC). Voltado ao desenvolvimento das linguagens e do letramento de crianças da pré-escola, o LEEI é uma das apostas da Semed para impactar diretamente os índices de alfabetização. “Essa formação representa um avanço importante nas práticas pedagógicas voltadas à educação infantil, pois se concentra em fundamentos que formam a base da aprendizagem ao longo da vida escolar”, pontua Djalma.
A aposta na formação continuada tem refletido diretamente nos indicadores educacionais do município. De acordo com dados do Ministério da Educação, Uberaba superou a meta de alfabetização estabelecida para 2024, atingindo 57,68% de crianças alfabetizadas, um avanço significativo em relação aos 45,8% registrados em 2023, embora o município ainda esteja 1,5 ponto percentual abaixo da média nacional (59,2%).