Viatura da Guarda Civil Municipal de Uberaba (Foto/Prefeitura de Uberaba)
Relatório apresentado, nesta quinta-feira (23), pela Guarda Civil Municipal (GCM) aponta que foram, pelo menos, 92 ações realizadas durante o período de Carnaval em Uberaba, de 17 a 22 de fevereiro. Entre os casos está o tumulto registrado na praça da Conha Acústica, no domingo (19).
Conforme o levantamento, além desta verificação de agressão, foram três patrulhas preventivas da Lei Maria da Penha, três escoltas de carreta/passeata, três acidentes de trânsito sem vítima, seis patrulhamentos em área rural e seis operações de apoio à causa animal.
Logo depois, foram sete reclamações atendidas de perturbação de sossego, 11 averiguações de pessoas suspeitas, 13 patrulhamentos escolares, 13 operações de apoio a outros órgãos e 26 patrulhamentos preventivos em terminais de ônibus.
Também houve patrulhamento em praças, parques, matas e bosques, em estabelecimentos de saúde, área comercial e prédios públicos.
Ainda segundo os dados da "Operação Carnaval Seguro 2023", foram 22% de boletins registrados de furto consumado, 15% de tráfico, comércio ou posse de drogas e 14% de ocorrências de trânsito. Não foi informado, até o momento, o número absoluto dos boletins, apenas a representação percentual.
A corporação reforma que as escalas de serviço foram adaptadas para que o efetivo estivesse à disposição da segurança no entorno do evento.