A Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques” (FCU) informa que de 88 inscritos no Edital n° 006/2023 dos Mestres e Mestras de Cultura Popular da Lei Paulo Gustavo (LPG), 86 foram considerados aptos e todos já receberam premiações.
Uberaba caminha em paralelo com o cronograma estadual para o cadastramento dos mestres e mestras e, nesse processo, está à frente de vários municípios mineiros. Ainda neste mês de maio, outros editais da LPG já começarão a receber os valores estipulados.
Eurípedes Miguel de Morais dedica mais de 60 anos à disseminação da cultura popular em Uberaba, liderando a Companhia de Reis Divina Estrela. Com a premiação, pretende publicar seu livro. “Estou sempre sendo lembrado pela Fundação Cultural. Essa lei é importante. Está contribuindo para expandir nossa cultura”, disse.
Giuliano di Carlo Manzano Feliciano, o Mestre Preto, tem mais de 30 anos dedicados a levar a capoeira aos jovens dos bairros periféricos em projetos sociais, com um trabalho que visa conscientizar a comunidade por meio da cultura e do esporte. Segundo ele, esse recurso ajudou em muitas coisas, principalmente no projeto do bairro Conjunto Uberaba 1.
O pai de santo Shirley Moura, Tat’etu Etanirê, segue uma jornada espiritual desde os 9 anos. Direcionado por Chico Xavier para a umbanda, hoje pratica o candomblé, realizando trabalhos de caridade às quartas-feiras e em celebrações religiosas. “Só tenho a agradecer à Fundação Cultural. Esse dinheiro ajudou nossa casa, e espero que outras casas de candomblé também recebam esse incentivo”, afirmou.
A FCU segue avançando com os outros editais da LPG e também na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio das oitivas já promovidas. Agora, disponibiliza à comunidade um formulário de sugestões para o Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) - Política Nacional Aldir Blanc, disponível no site www.culturauberaba.com.br.