ALEITAMENTO MATERNO

HC-UFTM, em Uberaba, reinaugura sala para coleta de leite materno

Nova estrutura entrará em funcionamento em 19 de maio e deve atender cerca de 50 mães por mês

Publicado em 14/05/2023 às 19:11Atualizado em 14/05/2023 às 19:36
Compartilhar

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai reinaugurar sua sala para coleta de leite materno no dia 19 de maio, Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A sala ficou desativada durante um período da pandemia de covid-19. Entretanto, passou por uma reforma estrutural e formação de nova equipe de médicos e técnicas responsáveis.  

O espaço pode ser utilizado por lactantes que estejam no Hospital por diversos motivos: com filho internado, parente em espera por cirurgia ou atendimento em Pronto-Socorro, por exemplo. A nova estrutura tem como objetivo facilitar e incentivar a doação de leite materno e fornecer a recém-nascidos uma alternativa mais saudável do que a nutrição por fórmula, auxiliando na manutenção da saúde dos bebês e reduzindo o tempo de internação deles. 

A sala de coleta do HC-UFTM contribui com o Banco de Leite Humano (BLH) da cidade de Uberaba, com uma quantidade em torno de quatro a cinco litros de leite materno por mês. São feitos, em média, 40 a 50 atendimentos mensalmente, de um total de 20 a 30 mães, que voltam à sala para novas doações e são atendidas mais de uma vez. Com a nova estrutura, aumentará a quantidade de leite extraída e enviada para o BLH, além da quantidade de mulheres que poderão ser atendidas, sendo possível alcançar um número de 50 mães por mês. 

O chefe do Departamento de Pediatria da UFTM, Luciano Gomes Santiago, explica que os BLH são centros especializados em promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Eles recebem o leite e são responsáveis por todo o processamento, controle de qualidade e redistribuição, garantindo que o alimento chegue a bebês impossibilitados de receber o leite da própria mãe, principalmente prematuros e de baixo peso que ficam internados em Unidades de Terapia Intensiva ou berçários.  

Luciano destaca, ainda, que a sala de coleta recebe um fluxo de mães provenientes de outros setores do HC-UFTM, como da UTI Neonatal, do berçário, do pronto atendimento ou, até mesmo, de outras enfermarias, em casos de mães que amamentam e precisaram ser hospitalizadas por alguma razão. A equipe recebe a lactante na sala de coleta, são colhidos dados pessoais da mãe e do bebê para a ficha cadastral e checados exames para avaliar a possibilidade da doação.  

Ainda segundo o pediatra, após esse procedimento técnico, é conversado com a mãe sobre dúvidas rotineiras. Os profissionais também esclarecem dúvidas sobre a amamentação, orientam sobre a extração manual de leite para que ela mesma possa realizar o procedimento posteriormente e, por fim, é instalada a bomba de extração para retirada do leite que será doado, procedimento que é indolor. 

De acordo com o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de 2 anos, do Ministério da Saúde, a amamentação é importante para a saúde da mulher por reduzir o risco do desenvolvimento de câncer de mama e proteger contra várias outras doenças como câncer de ovário, doenças cardíacas e depressão pós-parto. Já o bebê que recebe leite materno tem melhor desenvolvimento neuropsicomotor, intelectual e social. Além disso, esses bebês têm maior proteção contra doenças infecciosas e, em médio e longo prazo, menor risco de desenvolver doenças crônicas do adulto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por