Ao todo, 694 atendimentos foram realizados no mutião do último sábado (13), no HC-UFTM (Foto/Divulgação HC-UFTM)
O Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM) já tem programados dois novos mutirões de atendimentos neste ano: um em 12 de outubro, voltado para cirurgias pediátricas, e outro em dezembro, ainda sem data definida. As ações coincidem com os diversos mutirões realizados pela Rede Ebserh em todo o país, tendo o mais recente ocorrido no último sábado (13), com a realização de 694 atendimentos com pacientes que aguardavam nas filas da regulação.
Segundo o médico infectologista e gerente administrativo do HC-UFTM, Rodrigo Molina, no sábado foram realizadas consultas clínicas em ortopedia e cardiologia, pequenas cirurgias de pele, biópsias, procedimentos vasculares e cirurgias de hérnia — estas últimas com fila represada devido à prioridade para casos emergenciais. “Mesmo com algumas faltas, conseguimos puxar pacientes que estavam na sequência da fila e aumentamos o número total de atendimentos”, destacou, acrescentando que foi possível realizar 30 cirurgias em um único dia.
De acordo com balanço enviado à reportagem pela assessoria de imprensa do hospital, foram realizadas 365 consultas especializadas nas áreas de Cardiologia, Ortopedia, Marcapasso, Enfermagem, Urologia, Nefrologia, Mastologia, Ginecologia e Oftalmologia Pediátrica. Somados a 91 procedimentos cirúrgicos, contemplando cirurgias de reconstrução mamária, catarata, hérnia, varizes, quimioembolização, curetagem, mastectomia, postectomia e pequenas cirurgias. Além disso, foram realizados 238 procedimentos ambulatoriais e exames, incluindo arteriografia, angioplastia, ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia, ultrassonografia, procedimentos em coloproctologia, MAPA e raio-X.
A seleção de pacientes atendidos nos mutirões é feita a partir da fila eletrônica, gerenciada por meio do Sisreg. Para este ano ainda estão previstos dois novos dias de atendimento. “A gente tem mais dois programados. Tem um mutirão que vai ser feito no dia 12 de outubro, que é no Dia das Crianças, que vai ser especializado m cirurgias pediátricas, e nós temos mais um em dezembro, que eu ainda não tenho a data, e vai ser também Dia E - Ebserh em Ação, nos 45 hospitais da rede”, antecipa Molina.
Com os resultados já obtidos e a perspectiva dos próximos mutirões, a expectativa é que o programa ajude a reduzir as filas de espera em especialidades como cardiologia, reumatologia e endocrinologia, além de ampliar o acesso da população ao atendimento especializado no SUS. Esta foi a segunda edição do Dia E em 2025, em toda a Rede Ebserh. Ao todo, foram realizados mais de 29 mil atendimentos em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição do mutirão deste ano, em 5 de julho. Seguindo a tendência nacional, o número é maior que o dobro do último Dia E realizado esse ano no HC-UFTM, em 05 de julho.