Processo Seletivo para Agente Comunitário de Saúde registrou abstenção de 21%. As provas foram realizadas neste domingo em Uberaba e, segundo informações da Prefeitura, 7.888 candidatos estavam regularmente inscritos para a realização das provas. Desses, 6.227 compareceram para a realização das provas, sendo 1.661 os faltosos. O certame oferece 81 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva, com provas que foram aplicadas no período da tarde, com duração de três horas.
Para fins de comparação, concurso público geral realizado pela Prefeitura de Uberaba no ano passado, a presença de candidatos também esteve na casa dos 80%, com ausentes variando entre 17% e 19% dependendo do dia e do turno. Dessa forma, a taxa de 21% registrada neste domingo está ligeiramente acima da média de certames anteriores, mas ainda dentro de um padrão relativamente comum em concursos públicos no município.
Além disso, segundo a Prefeitura de Uberaba, todo o processo transcorreu de forma tranquila, acompanhado pela banca examinadora e pela comissão especial do certame. Os 6.227 candidatos presentes foram orientados a portar documento oficial com foto, caneta azul ou preta de material transparente e o cartão de informação impresso, disponível no site do Instituto Avalia.
O processo seletivo tem validade de dois anos, prorrogável por igual período, e seguirá com etapas de recursos e divulgação de resultados, com o resultado final homologado pela administração municipal previsto para 19 de novembro. Após aprovação, os candidatos passarão por curso de formação inicial de no mínimo 40 horas, ministrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).