SAÚDE

HC-UFTM realiza mutirão de exames de mama nesta sexta e sábado

O HC-UFTM realiza, em média, 180 mamografias por ano; neste fim de semana, estão programadas cerca de 50 exames e ultrassons

Joanna Prata
Publicado em 23/10/2025 às 15:39
Compartilhar

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) realiza nesta sexta (24) e sábado (25) um mutirão de exames de mama, com cerca de 50 mamografias e ultrassonografias, para agilizar a fila de pacientes do SUS. O hospital, que realiza em média 180 mamografias por mês, intensifica as ações neste Outubro Rosa com foco no diagnóstico precoce e na conscientização sobre o câncer de mama.  

A chefe da Unidade de Saúde da Mulher, Rosekeila Simões Nomelini, especialista em Mastologia e Oncologia Ginecológica, reforça que o exame deve ser feito a partir dos 40 anos e, se necessário, complementado com ultrassonografia ou biópsia. O HC-UFTM também realiza tratamentos cirúrgicos (incluindo reconstrução mamária), radioterapia e quimioterapia, além de terapias endócrinas e-alvo.  

De acordo com a médica radiologista e responsável técnica do Setor de Radiologia, Ellen Marques Freitas Abud, o HC-UFTM conta com um mamógrafo moderno e oferece exames integrados de mamografia e ultrassonografia, aumentando as chances de detecção precoce. “A mamografia e a ultrassonografia são métodos de rastreio da neoplasia de mama. Quando usados em conjunto, aumentam a chance de um diagnóstico precoce. Sempre que há indicação, conseguimos fazer os dois exames no mesmo dia”, explicou Ellen.   

Segundo Rosekeila Nomelini, os principais sinais que exigem atenção são: nódulo endurecido na mama, nodulação nas axilas, retração ou abaulamento, espessamento da pele da mama e secreção clara ou com sangue pelo mamilo.  

No caso do colo do útero, sintomas como sangramento durante as relações, corrimento anormal e dor pélvica em estágios avançados indicam a necessidade de avaliação médica.  

A médica reforça ainda que a prevenção depende também de hábitos saudáveis: não fumar, manter alimentação equilibrada, praticar atividade física, controlar o peso e evitar o consumo excessivo de álcool. Para o câncer de colo do útero, é essencial realizar o Papanicolau regularmente, tomar a vacina contra o HPV e usar preservativos. 

O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no Brasil. O SUS oferece mamografias a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos, e a partir de 2025, mulheres de 40 a 49 anos também poderão realizar o exame mediante indicação médica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por