A ideia foi apresentada ao Conselho do Parque Tecnológico e, inicialmente, atende aos critérios estabelecidos no estatuto ao contemplar pesquisa, tecnologia, atendimentos específicos e afins
Com a construção do complexo no Parque Tecnológico, Hospital Hélio Angotti deverá ser transferido para a Univerdecidade(Foto/Jairo Chagas)
O projeto de implantação do Centro de Pesquisa em Saúde do Hospital Hélio Angotti (HHA) na Univerdecidade tem ganhado corpo. Recentemente, o tema foi pautado em reunião do Conselho Gestor do Parque Tecnológico, após a solicitação por parte da instituição de uma área para a implantação de unidade voltada para pesquisa e inovação no campo da saúde.
A ideia atende aos critérios estabelecidos no estatuto do Parque Tecnológico. O projeto contempla pesquisa, tecnologia, atendimentos específicos e afins. Os conselheiros solicitaram a apresentação do projeto com seus objetivos e abrangências para então fazerem a análise da solicitação e emitir parecer final. Portanto, o processo para cessão de área ainda está em fase inicial, sem data para conclusão.
Ao Jornal da Manhã, Felipe Toledo, conselheiro do Hélio Angotti, explicou que o projeto é encabeçado pela Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central (ACCBC) e busca tornar Uberaba referência nacional em tecnologia e serviços de saúde. Para isso, deve ser construído um complexo de empresas e startups de alta tecnologia e impacto social no Parque Tecnológico.
“Esse complexo terá como âncora a nova unidade do Hospital da Esperança – Hospital Hélio Angotti, que será construída em área de, aproximadamente, 15 mil metros quadrados. Essa nova unidade está sendo projetada com os mais modernos conceitos arquitetônicos e construtivos, bem como com equipamentos de alta tecnologia para o enfrentamento do câncer”, conta Felipe Toledo.
O conselheiro explica que esse hospital continuará a atender toda a região Triângulo Sul, mas em uma estrutura ambulatorial e hospitalar mais moderna e pensada para as necessidades do tratamento do câncer no século 21. “Além dessa unidade assistencial, está prevista a instalação de um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) para a condução de pesquisas e projetos de inovação em saúde, desenvolvendo e validando tecnologias e equipamentos. Essa unidade buscará parcerias com instituições de ensino e pesquisa de ponta, não só no Brasil, mas também no exterior, impulsionando o município rumo à excelência no desenvolvimento da nova era da saúde 5.0”, analisa.
Também estão previstas a reestruturação e a ampliação do Centro de Estudos e Especialização do HHA. O centro é responsável pelos programas de formação e educação continuada dos profissionais que lá atuam e pelos programas de residência médica da instituição.
Toledo revela que, ainda no polo de inovação em saúde, haverá a instalação de uma incubadora de startups. A intenção é criar um ambiente favorável ao surgimento e desenvolvimento de novas empresas de inovação. “Essas empresas atuarão em sinergia para gerar valor e melhorar o ambiente de negócios em saúde de Uberaba e região. Por fim, haverá também a instalação de uma unidade do “Hospitele”, hospital digital que já é um projeto em execução pela ACCBC e que poderá atender municípios de todo o país em especialidades médicas e multidisciplinares, por meio de tecnologias digitais”, afirma.