(Foto/Reprodução/Internet)
A secretária de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha, entende que municípios pequenos que compõem a macrorregião devem investir no fortalecimento da assistência de saúde local. Ela opinou sobre o tema durante o programa De Frente Pra Notícia, segunda-feira (24), quando criticou a política de algumas prefeituras que apenas transferem os pacientes para Uberaba.
“A gente tem pedido aos secretários que priorize as questões de saúde. Claro, tentando sensibilizar os prefeitos pra que os municípios sejam fortalecidos, quanto mais fortalecidos eles são, menos as demandas virão pra Uberaba e vão vir as demandas que realmente tem que vir, que são as de alta complexidade e média complexidade que o município de origem não consegue atender”, pontua.
Valdilene afirmou que também que as tentativas de conscientizar os municípios não surtiu efeito e, inclusive, essas cidades continuam pedindo leitos de forma equivocada para pacientes com quadro diferente do indicado no sistema.
“Essas tentativas não surtiram efeito e a gente percebe que aumentou. Nesses últimos meses com doenças respiratórias e dengue nós observamos de perto. Muitas das vezes o município encaminha o paciente para cá como tendo dengue tipo C e chega aqui a classificação é dengue tipo A ou B. E com o paciente aqui o hospital não vai devolver o paciente e continua o tratamento”, revela.
Essas situações, segundo Valdilene, acabam por sobrecarregar o sistema de regulação de leitos e prejudica não só Uberaba, mas todos os municípios que compõem a macrorregião.