Heliponto do Hospital de Clínicas da UFTM está concluído e inauguração deve ocorrer ainda neste mês de novembro (Foto/Luiz Gustavo Rezende/Imagem Drone)
Está prevista para o mês de novembro a inauguração do heliponto do Hospital de Clínicas da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro). Segundo informações da administração do hospital, ainda não há data exata para o evento, visto que a administração aguarda a solução de uma última pendência administrativa. Contudo, de acordo com a UFTM, a documentação já está com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG).
A obra teve início no segundo semestre em 2023 pela Construtora Toubes, no valor de R$8.370.755,28, aproximadamente R$40 mil abaixo da estimativa prevista no edital. Ao longo do processo, foi necessário adiar a entrega do serviço, que ganhou mais três meses em junho deste ano, devido a um pedido de aditivo.
À época, a reitora da UFTM, Marinalva Vieira, informou à Rádio JM que encaminhou proposta para que a gestão do espaço seja feita pela Ebserh. Além disso, ela conta que a empresa enviou equipe técnica para dimensionar não só o prédio do heliponto, mas também o Hospital de Clínicas.
Além do heliponto na cobertura para aumentar a rapidez nos atendimentos de urgência e emergência, o projeto de construção da unidade prevê melhorias em áreas de recepção e acolhimento de usuários e familiares atendidos no Hospital de Clínicas.
No pavimento térreo funcionará área de acolhimento para pacientes e acompanhantes que são atendidos no pronto-socorro e contará com salas de espera, salas para assistência social, recepção, sanitários acessíveis e demais itens de conforto. O novo prédio não deve abrigar leitos hospitalares, visto que a obra não foi pensada para esta finalidade.
O treinamento de ambientação da equipe que atuará no heliponto do Hospital de Clínicas da UFTM foi concluído em agosto. Durante três dias, 135 profissionais do hospital foram capacitados, com 45 pessoas participando a cada dia. O treinamento incluiu a apresentação da aeronave e seus equipamentos, com ênfase nos aspectos de segurança, nas tecnologias utilizadas e nos riscos envolvidos no transporte aéreo de pacientes.