O serviço de pronto-atendimento pediátrico do Hospital São Domingos, fora de funcionamento desde dezembro de 2008, foi reativado na última quinta-feira (1º).
De acordo com o médico pediatra Sandro Penna, diretor técnico do hospital, a desativação da atividade ocorreu em função de um desentendimento entre médicos, hospital e convênios. “Nunca deveria ter acontecido”, afirma. Depois de muitas negociações e após montada a equipe de médicos, chegou-se à decisão de reativar-se o serviço por completo. “A necessidade era óbvia. O sistema de saúde em Uberaba tem muitas dificuldades e o Hospital da Criança estava sozinho para atender à demanda do serviço. Tentávamos dar cobertura, mas não era suficiente”, revela o diretor.
O pronto-atendimento infantil do São Domingos vai contar com salas específicas de atendimento, enfermaria e, inclusive, internação. “A criança chega, passa pela triagem, é observada e internada, se constatada a necessidade. Tudo será feito em áreas reservadas para atender a essas crianças separadamente dos outros pacientes. Não será no improviso”, conta. Doze médicos plantonistas revezarão por horário, mas, segundo Penna, há possibilidade de aumentar o quadro, caso a demanda exija. “Gente para atender nunca vai faltar, nós sabemos disso. Por isso, não descartamos a possibilidade de colocar mais médicos”, diz. A média de atendimentos nos três dias desde a reativação do serviço foi de aproximadamente 20 crianças por plantão.