(Foto/Divulgação)
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, acompanhada do vice-prefeito Mauricinho de Sá, entregou nesta sexta-feira (22) a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maria Helena Silva Reis, no bairro Morumbi. Mais de R$ 300 mil foram investidos na obra e na aquisição de novos mobiliários.
“Reformamos a estrutura e, hoje, entregamos um Cras com acessibilidade e móveis novos. Um espaço totalmente renovado para que cada pessoa que aqui chegar se sinta respeitada, ouvida e acolhida. É neste lugar que muitas vidas são transformadas", disse a prefeita.
O serviço englobou pintura, reforma das infraestruturas elétricas e hidráulicas, adequações para acessibilidade, novas esquadrias, louças, metais e luminárias, instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndio e readequação de cômodos. A obra foi executada pela KLR Engenharia, sob fiscalização da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb).
A unidade conta com recepção, quatro salas de atendimento divididas entre serviço social, psicologia, educador social e Cadastro Único, sala multiuso para atividades em grupo, quatro banheiros, sala da gerência, cozinha para os servidores e depósito de materiais de limpeza.
O equipamento público também recebeu novos computadores, cadeiras, mesas, armários de escritório, geladeira, freezer e fogão. “São mais de 6 mil famílias atendidas aqui, numa região extremamente populosa e em constante crescimento. Agora, temos um espaço estruturado para acolher ainda melhor todos que precisam desse equipamento, que é a porta de entrada da assistência social", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri.
A cerimônia contou com a presença da família de Maria Helena Silva Reis, usuária do Cras falecida em 2023 e que agora dá nome à unidade, além dos vereadores Anderson Dois Irmãos e Ripposati Filho, de secretários municipais e de moradores da região.
Em Uberaba, são nove Cras localizados em áreas de maior vulnerabilidade social. Na unidade, o cidadão tem acesso a benefícios e programas sociais, recebe orientações sobre seus direitos e os serviços públicos disponíveis e pode se inscrever e atualizar os dados no CadÚnico. O Cras também oferece acompanhamento familiar e promove atividades em grupo para fortalecimento dos vínculos.