Procedimento foi o primeiro após a criação da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos da instituição
A primeira cirurgia de captação de órgãos para transplantes pelo Hospital Unimed Uberaba, aconteceu nesta sexta-feira (13). (Foto/Divulgação)
A primeira cirurgia de captação de órgãos para transplantes pelo Hospital Unimed Uberaba, após a criação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), aconteceu no último fim de semana.
A comissão trabalha para sensibilizar as pessoas para doar órgãos, qualificar as equipes visando boas práticas para doação e captação de órgãos, sentindo-se sensibilizadas também, cumprindo o que prevê a legislação.
O procedimento realizado no Hospital Unimed contou com o apoio da equipe médica do Hospital Felício Rocha, de Belo Horizonte, responsável pela captação do fígado; do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que captou os rins, e integrantes do Banco de Olhos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Com a CIHDOTT, de acordo com o diretor de Recursos Próprios do Grupo, médico Alcino Reis Mendes, a Unimed Uberaba evidencia ainda mais o seu comprometimento com a promoção da vida. “Ampliar a cultura da doação de órgãos, que é tão importante para salvar vidas, deve estar entre as prioridades de empresas e instituições de saúde”. É hora, segundo ele, de comemorar mais um grande passo da Unimed Uberaba no que se refere à valorização da vida.
A direção do hospital cumprimenta a família que autorizou a doação. O fomentador da criação da CIHDOTT no Hospital Unimed, cardiologista Ilídio Antunes Júnior, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HC da UFTM, assegura que se trata de um marco para a Unimed. “Neste ano, realizei dois sonhos: a criação da CIHDOTT no Hospital Unimed e tão rapidamente a realização da primeira cirurgia de captação de órgãos para transplantes”. E destaca: “Hoje basta avisar a família que é doador, sem qualquer tipo de burocracia”.
Membros da Comissão do Hospital Unimed recebem equipe médica de Belo Horizonte no aeroporto de Uberaba (Foto/Divulgação)