Papagaios e araras foram resgatados em Iturama e estão sob cuidados veterinários após resgate
No total, 129 aves foram apreendidas, mas uma delas não resistiu. (Foto/Divulgação)
O Hospital Veterinário da Uniube (HVU), em Uberaba, recebeu nesta quarta-feira (24) um total de 128 aves silvestres apreendidas pela Polícia Militar de Meio Ambiente no município de Iturama (MG). Entre os animais estão 104 papagaios-boiadeiro e 24 araras-canindé, ainda filhotes, com idade estimada entre 30 e 45 dias. No total, 129 aves foram apreendidas, mas uma delas não resistiu.
Segundo o médico-veterinário responsável pelo setor de Animais Silvestres do HVU, Cláudio Yudi Kanayama, foi necessário organizar um mutirão para atender os animais devido à quantidade recebida de uma só vez. Ele afirmou que os filhotes estão em tratamento e serão encaminhados posteriormente ao Cetras de Patos de Minas.
As aves foram resgatadas em situação precária, transportadas ilegalmente em um veículo abordado durante fiscalização. De acordo com o sargento Lucas Tiago, da Polícia Militar de Meio Ambiente, o responsável responderá por comércio ilegal de animais da fauna silvestre e maus-tratos. A multa aplicada ultrapassa R$ 2 milhões.
Enquanto aguardam destinação final, os animais seguem recebendo acompanhamento da equipe do HVU e do grupo de estudos de animais silvestres da universidade.