As inscrições para o programa Trilhas de Futuro foram prorrogadas, dando mais tempo para que estudantes e egressos do Ensino Médio garantam uma vaga gratuita em cursos técnicos. A nova data limite para inscrição é 1º de outubro, e o cadastro deve ser feito exclusivamente pelo site oficial do projeto. Em Uberaba, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) disponibilizou 2.615 vagas em diversas instituições e áreas de formação.
Entre os cursos ofertados estão Radiologia, Análises Clínicas, Logística, Mecânica, Agronegócio, Farmácia, Enfermagem, Cuidados de Idosos, Design Gráfico, Computação Gráfica, Controle Ambiental, Contabilidade, Açúcar e Álcool, Veterinária, Química e Instrumentação Industrial, entre outros. As oportunidades também se estendem a municípios da região atendidos pela Secretaria Regional de Ensino (SRE), como Iturama, Itapagipe, Frutal, Fronteira, Limeira do Oeste e Araxá.
Uma das instituições que oferecem cursos pelo programa é a Escola Técnica Uniube. No campus Aeroporto, em Uberaba, são oferecidos quatro cursos: Análises Clínicas, Cuidados de Idosos, Enfermagem e Farmácia. No polo de Araxá, as opções são Enfermagem, Segurança do Trabalho e Eletroeletrônica.
Como se inscrever e benefícios
Para se inscrever, basta acessar o site oficial do programa, escolher até duas opções de curso e preencher os dados solicitados. O projeto oferece gratuidade, material didático específico (impresso ou online) e ajuda de custo com transporte e alimentação.
O Trilhas de Futuro é um projeto do Governo de Minas Gerais, executado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), que oferece cursos técnicos gratuitos, com material didático, vale-transporte e auxílio alimentação para os alunos selecionados. A iniciativa é voltada a estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pessoas que já concluíram essa etapa. Desde sua criação, já formou mais de 90 mil jovens em Minas Gerais e é considerado uma das maiores iniciativas de qualificação técnica do país.