Agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Uberaba adota medidas de segurança para evitar golpes durante a realização da pesquisa do Censo 2010.
Segundo o chefe do Instituto na cidade, Marcelo Tuichi Lourenço, a necessidade de adoção das precauções resulta da utilização de um computador de mão de alta tecnologia pelos recenseadores, o chamado smartphone. “Em Brasília, onde os aparelhos chegaram primeiro, foram registrados vários roubos de supervisores. O produto utiliza tecnologia avançada”, conta.
De acordo com ele, para inibir as infrações, os smartphones não estarão disponíveis no mercado consumidor e, dessa forma, não poderão ser negociados em caso de roubo. “Além disso, estão equipados com rastreador via satélite”, afirma Marcelo.
Orientações relativas à segurança também são repassadas à população para que não seja vítima da ação de criminosos, que aproveitam a realização das atividades para ter acesso às residências. “A Polícia Militar terá a lista de todos os nomes de recenseadores e, em caso de dúvida, é preciso ligar no 190 e checar as informações”, explica ele, segundo o qual os recenseadores estarão devidamente uniformizados e credenciados.
O curso com carga horária total de 40 horas começa a ser ministrado amanhã para 271 candidatos selecionados. Ao final do treinamento haverá prova de classificação e 247 serão selecionados para a realização da pesquisa. “Os outros formam uma espécie de reserva técnica”, diz Marcelo.
O censo começa a ser realizada no mês de agosto e compreenderá os 462 setores pelos quais a cidade foi dividida. Cada um deles conta com, aproximadamente, 300 residências.
Segundo Marcelo, a expectativa é a de que até outubro as duas pesquisas (por domicílio e por amostragem) já estejam concluídas.