Familiares de aposentada estão indignados com a demora para a liberação de leito nos hospitais de referência da cidade
Familiares de aposentada estão indignados com a demora para a liberação de leito nos hospitais de referência da cidade. A senhora permanece internada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) São Benedito sob acompanhamento médico até ser transferida, mas os parentes temem que ela não resista, diante da demora.
De acordo com Paulo Marcelino Neto, genro de Maria Aparecida Cardoso Rocha, 69 anos, ela está passando muito mal, sentindo fraqueza, tendo inclusive vomitado sangue. A angústia aumenta com a demora, pois eles temem que ela não sobreviva à espera.
Em nota, assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde informa que a paciente deu entrada na UPA São Benedito no dia 24 de maio, às 14h30, e apresenta quadro de dor abdominal e vômitos. Portadora de doença de Chagas na forma intestinal, a aposentada passou por avaliação médica e no mesmo dia foi iniciada a busca por leitos no Hospital Universitário e Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Entretanto, não houve liberação. A paciente está sob acompanhamento médico todos os dias, realizou exames laboratoriais, de ultrassom e Raios X e também recebeu medicação na UPA São Benedito. A secretaria continua solicitando leito para internação da aposentada, mas os hospitais de referência ainda não autorizaram.
Segundo a assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas, a paciente está na lista de espera do Sistema Único de Saúde – SUS Fácil –, que atualmente conta com mais de 20 pessoas, onde será verificada a possibilidade da transferência.
Responsável pela Diretoria de Serviços de Saúde (DSS) da Universidade de Uberaba, Denise M. Dias Monteiro foi procurada pela reportagem, mas não foi localizada.