Segundo o responsável pelo projeto, professor José Humberto de Oliveira Filho, a batata-doce é um alimento de grande relevância mundial (Foto/Reprodução)
A Unidade Embrapii do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Soluções Agroalimentares firmou acordo com a empresa Congelados Hortelã Indústria e Comércio de Produtos Saudáveis LTDA, no valor de mais de R$370 mil, que consiste na produção e caracterização de farinhas de três variedades de batata-doce e o desenvolvimento de bebidas pré-treino.
Para o responsável pelo projeto, professor José Humberto de Oliveira Filho, a batata-doce é um alimento de grande relevância mundial, “já que possui importantes elementos em sua composição, como vitaminas A e C, amido, corantes naturais betacaroteno e antocianina e fibras alimentares, com a vantagem de apresentar baixos níveis de gordura”, explica Filho.
Ressalta ainda que as características nutricionais da hortaliça favorecem a promoção da saúde, devido ao baixo índice glicêmico e atividade antioxidante de seus componentes, “o que possibilita sua utilização na formulação de alimentos e bebidas capazes de contribuírem com as necessidades nutricionais de atletas e com a melhoria das funções fisiológicas do organismo”.
Também o pesquisador reforça o potencial do alimento como ingrediente no desenvolvimento de bebidas pré-treino. “Portanto, o projeto avaliará as condições de processamento ideais para a obtenção de farinhas com preservação de características nutricionais e bioativas, além de monitorar a qualidade das farinhas durante o período de armazenamento, visando a sua aplicação no desenvolvimento de bebidas pré-treino”, explicou Filho.
A diretora-geral da Unidade Embrapii Soluções Agroalimentares, Fernanda Jardim, destaca que a busca por produtos inovadores e de qualidade é crescente no mercado brasileiro. “A obtenção de tecnologias capazes de manter a qualidade da matéria-prima e o desenvolvimento de novas bebidas pré-treino podem contribuir com o crescimento do setor produtivo e agroindustrial e oferta de produtos inovadores e atrativos ao público”, relata Jardim.
Sobre a atuação da Unidade Embrapii IFTM Soluções Agroalimentares, Fernanda reconhece seu relevante papel no panorama atual. “A busca incansável por soluções vanguardistas no mercado nacional destaca a importância de parcerias estratégicas como esta. Ao investir em tecnologias de ponta, como neste projeto de desenvolvimento de bebidas pré-treino inovadoras, a Unidade não apenas fomenta a evolução do setor produtivo e agroindustrial, mas também contribui significativamente para a geração de empregos e o progresso econômico do país. Este é apenas um exemplo do impacto positivo e da relevância da Unidade Embrapii IFTM Soluções Agroalimentares como promotora da inovação”, finaliza a diretora.