Instituto Mineiro de Agropecuária adotará maior rigor no controle do trânsito de animais da região de Araxá para Uberaba devido ao registro de surto de varíola bovina naquela localidade. O gado de Tapira e Sacramento também receberá atenção especial, pois nestas cidades também houve manifestação da doença com maior frequência.
Rony Adolfo Hein, coordenador do IMA em Uberaba, informa que a varíola bovina manifesta-se através de feridas na pele dos animais e pode atingir também os leiteiros. “Neles, pode provocar pequenos nódulos nas mãos e dedos e inchaço na região dos gânglios. E, como além do transporte dos animais contaminados pela doença para lugares onde os animais estão saudáveis, outra forma de transmissão da varíola bovina é através dos ordenhadores, precisamos cuidar daqueles que estejam com suspeita da doença”, explica.
Rony informa que a melhor prevenção é deixar a ordenha dos animais com suspeita da doença por último. “Desta forma, é impedida a infecção dos outros animais”, explica. “Os leiteiros também devem proteger-se com a higienização adequada, fazendo limpeza específica com um litro de água sanitária somado a três litros de água e ainda utilizar iodo glicerinado para a desinfecção”, destaca. “Por isso, também entre os trabalhos de contenção, prevenção e controle da doença executados pelo IMA estão as orientações aos produtores rurais e vigilâncias que faremos ainda mais neste período”, emenda Rony.