Terminou quarta-feira o período do Vazio Sanitário da Soja. Cerca de 1.500 propriedades, localizadas no Triângulo Mineiro
Terminou quarta-feira o período do Vazio Sanitário da Soja. Cerca de 1.500 propriedades, localizadas no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste e Norte de Minas, foram submetidas à medida. Em Uberaba e região, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) fiscalizou 168 lavouras, sendo 40 delas notificadas e apenas cinco autuadas.
Rony Adolfo Hein, coordenador regional do IMA, lembra que as notificações foram aplicadas durante uma fiscalização, sendo encontradas plantas vivas de soja. “Após 10 dias da notificação uma nova vistoria é feita e se caso as plantas ainda estiverem lá, o proprietário recebe um auto de infração e o IMA pode tomar as providências operacionais para a erradicação das plantas. Com a aplicação do auto de infração inicia-se um processo que pode ou não culminar em multa”, explica. “No caso das propriedades de nossa jurisdição autuadas, como os proprietários delas retiraram as mudas poucos dias depois da nossa inspeção, há um fator favorável para que não sejam aplicadas as multas”, complementa.
Para Rony, o resultado da inspeção foi satisfatório, “pois conseguimos fiscalizar grande quantidade de plantações e tivemos poucas autuações”. Ainda segundo o coordenador, essa situação mostra maior conscientização dos produtores, pois são eles mesmo que ganham ao respeitar o Vazio. “Evitando as pragas nas plantações neste período, os produtores já irão livrar o hospedeiro, ou seja, a soja, de nova contaminação no ano que vem. Dessa forma, usarão menos fungicidas no próximo ciclo e, consequentemente, terão gastos menores com a produção”, observa.
As propriedades onde foram aplicados os autos de infração estão localizadas em Uberaba, Sacramento, Nova Ponte e Araxá.
Definição. O Vazio Sanitário é uma medida fitossanitária recomendada por pesquisa que orienta a eliminação do hospedeiro – a soja – para ser eliminado o fungo causador da doença ferrugem da asiática.
Todos os Estados produtores de soja são obrigados a estabelecer a medida, pois trata-se de uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O período do Vazio Sanitário da Soja foi iniciado em 1º de julho.
A soja é o segundo grão mais cultivado no Estado de Minas Gerais, atrás apenas do milho. O maior produtor mineiro de soja é o município de Unaí, seguido por Uberaba, Buritis, Uberlândia e Guarda-Mor.