Recuperação da crise e a disponibilidade dos lojistas em negociar resultam em diminuição da inadimplência, de acordo com percentuais do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mantido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu). Os carnês em atraso apresentaram queda de 18,69%, enquanto os carnês quitados e/ou renegociados registraram alta de 10,20%, na mesma proporção com janeiro-abril de 2009. Da mesma forma, os registros de cheques devolvidos recuaram 24,08%. Já o cancelamento de registros motivados por cheques sem fundos teve crescimento de 8,73%. De acordo com a CDL, o aumento das quitações foi fruto da campanha realizada juntamente com o Procon e a disponibilidade dos lojistas em negociar. O presidente da CDL, Fúlvio Ferreira, afirma que o cheque voltou a ser muito bem aceito em todo o comércio e houve aumento da quantidade de pessoas que optam por essa forma de pagamento. De acordo com ele, essa recuperação dos talões tem a ver com a “Garantia de Cheque”, serviço que oferece uma resolução rápida nos recebimentos eventualmente pendentes. A loja que vende um produto e recebe um cheque que depois volta, se estiver dentro do contrato com esse serviço, tem a garantia do pagamento pela CDL. Os interessados pelo “Garantia de Cheque” podem entrar em contato com a CDL, pelo fone 3319-4400.