As pessoas que desejam deixar a aposentadoria e voltar à ativa precisam procurar um advogado e entrar com uma ação para realizar o processo. Mas, especialistas em Previdência Social alertam que é preciso fazer simulações e verificar se compensa recomeçar a contagem para realizar futuramente novo cálculo.
Segundo o chefe de Seção de Benefício do INSS, Júlio César Carneiro, ainda não existe um ato normativo que realize a desaposentadoria de maneira administrativa.
Júlio César ressalta que em Uberaba ainda existem aposentados e pensionistas do INSS que têm direito a revisão, mas ainda não procuraram uma agência para saber sobre o ajuste. “São aqueles casos que encontram-se no que chamamos de Buraco Negro. Pessoas que requisitaram o beneficio entre outubro de 1988 e abril de 1991 e de abril de 1991 a dezembro de 1993. Essas pessoas foram vítimas de um erro de cálculo que precisa ser refeito. Mas muitas ainda não procuraram a agência para isso”, pontua.
O chefe de Seção de Benefício do INSS lembra ainda que o processo para recorrer à aposentadoria foi simplificado. “Caso esteja com a contribuição em dia, ou a tenha feito por pelo menos 15 anos e tenha a idade exigida, pode agendar um horário em uma das agências do INSS, não sendo necessário um advogado” completou Júlio César. Para mais informações, basta entrar no site www.previdenciasocial.gov.br ou ligar para a central de atendimento, no 135.