Instituto de Cegos do Brasil Central assinou convênio com a Fundação Abrinq. Parceria firmada na tarde de ontem vai possibilitar recursos para a compra e manutenção de brinquedos da brinquedoteca e atuação de mais dois profissionais na instituição.
Andréia Lavelli, técnica do programa Nossas Crianças, da Fundação Abrinq, explicou que o programa é alocado na área de direito a proteção especial. De acordo com ela, todo ano a fundação abre processo seletivo para escolha de projetos de organizações que trabalham diretamente com crianças e adolescentes. “Minas Gerais foi um dos Estados que mais enviaram projetos. Estamos iniciando as visitas para tirar duvidas e dar sugestões”, pontuou.
A representante da Abrinq ainda ressaltou que o Instituto de Cegos foi escolhido porque respeitou todos os critérios estabelecidos, apresentando toda documentação necessária, uma proposta de sustentabilidade de acordo com a legislação e oferecendo um trabalho totalmente gratuito para um número relevante de beneficiários.
Para Maria Aparecida Silva Freitas, vice-presidente do ICBC e responsável pelo setor de reabilitação visual, o momento é de satisfação. Ela acompanha também a parte pedagógica e contou que o ICBC não tinha condições de investir na brinquedoteca já que as atividades diárias consomem material de gasto excessivo.
A pedagoga Dulceana Pereira destacou a importância do benefício para as crianças e demais pacientes que recebem atendimento de baixa visão. “Vai possibilitar melhorias no acolhimento, é um espaço que vai reforçar, complementar as atividades e promover o mapa mental e memória visual de forma mais lúdica”, concluiu.
Em Uberaba, além do ICBC, o Lar da Caridade e Projeto dos Meninos serão beneficiados por meio de recursos da Abrinq.