Mais de 80% dos contribuintes que já pagaram o IPTU 2010 optaram pela cota única. Até agora, 71.737 tiveram o imposto quitado à vista, enquanto outros 11.458 preferiram o parcelamento. No total, a Prefeitura arrecadou R$ 17,7 milhões com o tributo. O prazo vence amanhã.
Dos 142 mil carnês distribuídos, houve apenas 702 contestações dos valores cobrados. A Prefeitura já analisou 419 pedidos de revisão do IPTU e deferiu 283.
Por outro lado, também existem reclamações sobre a cobrança de IPTU e taxa de limpeza em loteamentos onde sequer existem ruas, como no caso do Damha. A assessoria de imprensa da Prefeitura confirma que houve a emissão de carnês para quem adquiriu terrenos, mas os boletos não precisam ser pagos.
De acordo com o departamento, a loteadora informou a princípio a venda de todas as áreas e a divisão da propriedade. Porém, depois a empresa se retificou comunicando que o loteamento não fora concluído. Nova cobrança foi lançada para a gleba inteira e o pagamento ficará por conta do proprietário.
A primeira parcela e a cota única do IPTU vencem nesta sexta-feira (26). Para o próximo ano, foi lançada a proposta do vencimento rotativo, conforme o modelo utilizado para o IPVA. Entretanto, o secretário municipal da Fazenda, Wellington Fontes, afirma que a ideia é inviável, pelo menos para 2011. Segundo ele, a mudança demandaria mais tempo de estudo. “No momento, não tem condições materiais para isso. O cadastro imobiliário não permite. Imóvel não tem placa, como no caso dos carros”, pondera.