Conselho de Safra segue levantamento e cenário reforça alertas feitos por produtores nas últimas semanas
A irregularidade das chuvas já provoca perdas iniciais na safra agrícola 2025/2026 em Uberaba e mantém a safrinha sob risco, reforçando alertas feitos recentemente por produtores rurais e entidades do setor. A avaliação foi apresentada pelo secretário municipal do Agronegócio, Renato Tiveron, em entrevista ao programa De Frente Para a Notícia, da Rádio JM.
"Parte dos produtores realizou o plantio dentro da janela técnica recomendada, especialmente a partir da segunda quinzena de outubro, mas o desenvolvimento das lavouras foi comprometido pela estiagem prolongada registrada em novembro", afirmou Tiveron. Segundo ele, "esse foi um dos períodos mais secos da história recente da região, com impacto direto sobre áreas recém-plantadas".
O tema também foi discutido em reunião recente do Conselho de Safra, realizada no Sindicato Rural de Uberaba. Sobre a segunda safra, o secretário destacou: "O atraso no desenvolvimento das lavouras, especialmente de soja e milho, aumenta a preocupação com a safrinha, já que o calendário mais apertado pode comprometer a segunda safra, principalmente do milho, que é mais sensível ao atraso no plantio".
Apesar dos prejuízos já observados em campo, Tiveron ressaltou que os dados ainda estão em fase de consolidação: "Vamos realizar uma nova rodada de coleta de informações entre o fim de dezembro e o início de janeiro. Somente então será possível dimensionar com mais precisão o impacto da irregularidade climática sobre a safra no município".