Combater a corrupção na política brasileira e a violência são motivos suficientes para levar o jornalista aposentado Miral Pereira dos Santos a percorrer o país em campanha de conscientização. Indignação e fé de que uma pessoa pode mudar o mundo é o combustível que o trouxe a Uberaba.
Ele foi jornalista por 28 anos e logo que se aposentou, em 1992, saiu pelo país em campanhas de combate à desigualdade social, ao desemprego, em favor dos aposentados, entre outras bandeiras. Já percorreu mais de 500 cidades e hoje, aos 68 anos, ainda tem fôlego para a 8ª jornada contra a corrupção e a violência. “Uma pesquisa da Fiesp constatou que R$ 70 bilhões são desviados por ano dos cofres públicos e imagina o que daria para fazer com esse dinheiro. E por isso tenho um slogan: uma jornada para convocar os despertos para uma cruzada contra os espertos”, reflete.
Deixou casa e família no Rio Grande do Sul e, por conta própria, visita cidade por cidade fazendo palestras em escolas e universidades. “A população precisa estar mais consciente de que é preciso dar um basta e para isso é preciso participar mais da política”, destaca. Durante 18 anos, Miral vem reunindo informações em um diário de campo para escrever um livro sobre a peregrinação. “Faço essa viagem por convicção, por sentido de história e visão de mundo, porque precisamos mudar este estado de coisas. Estamos em crise na saúde, educação, segurança, e o dinheiro é desviado”, frisa. Daqui, Miral Pereira segue para Uberlândia, depois Patos de Minas, até chegar a Roraima, no norte do país. A expectativa é que fique pelo menos 2 anos fora de casa.