ARQUIDIOCESE

Jubileu das Comunicações: JM recebe homenagem no relançamento do “Correio Católico”

Dandara Aveiro
Publicado em 11/07/2025 às 17:55
Compartilhar

O Grupo JM será um dos homenageados no Jubileu das Comunicações, promovido pela Arquidiocese de Uberaba neste sábado (12), a partir das 9h, no Colégio Marista Diocesano. O reconhecimento será concedido durante o relançamento do tradicional jornal Correio Católico, símbolo da imprensa e da evangelização católica na cidade. 

Com uma trajetória de mais de quatro décadas a serviço da informação, o Grupo JM foi um dos responsáveis por tornar possível o retorno do Correio Católico, ao ceder à Arquidiocese o direito de uso do nome original do jornal. O título havia sido incorporado ao acervo da empresa ainda nos anos 1970, quando a então direção assumiu a marca e a estrutura gráfica da antiga publicação. 

Desde então, a imprensa católica local passou a se expressar por meio do Jornal Metropolitano, criado em 2009 e publicado até 2023. Agora, com a cessão do nome, a Arquidiocese retoma oficialmente o Correio Católico, em um gesto de respeito à memória da imprensa religiosa em Uberaba. Segundo Lídia Prata, diretora do Grupo JM de Comunicação, é uma honra receber a homenagem. 

“Agradecemos ao Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo, a todos da Arquidiocese de Uberaba, ao Padre Vitor Lacerda, coordenador adjunto de Pastoral e ao Monsenhor Célio Pereira Lima. Estaremos lá, com muito prazer e muita honra de receber uma homenagem como essa. E o jornal ficou lindo”, ressaltou. 

Além disso, entre as personalidades está Alex Maia, designer do Jornal da Manhã que há 20 anos se dedica à área e vê na homenagem um reconhecimento ao seu trabalho. “O prêmio veio para mim, porque trabalhei no layout e diagramação do Jornal Metropolitano nos últimos 10 anos. Agora, retornaram com o Correio Católico, conseguindo os direitos com o Grupo JM, eles me convidaram novamente, refiz todo o projeto gráfico, na reconstrução desse exemplar, e provavelmente vou continuar fazendo. E eu fico feliz, já que essa homenagem mostra que as pessoas estão vendo o meu trabalho, porque eu sou um resgatado da Igreja e eu só retribuo com o dom que Deus me deu”, reconhece. 

Durante o evento, será entregue o Troféu Correio Católico a 21 pessoas e instituições que contribuíram significativamente com a evangelização através da comunicação. Os homenageados foram organizados em três categorias: Personalidades e Instituições Eclesiásticas, Comunicação & Mídia, e Pastoral da Comunicação (Pascom). 

O assessor eclesiástico da Pascom Arquidiocesana, padre Fabiano Roberto, destacou a importância simbólica do momento. “Este jubileu e o relançamento do Correio Católico reafirmam nosso compromisso de utilizar todos os meios, clássicos e modernos, para levar a mensagem de Cristo com profissionalismo e fé. Homenagear esses colaboradores é reconhecer que a comunicação, feita com verdade e amor, é instrumento poderoso de construção do Reino de Deus”, ressaltou. 

Criado ainda no século XIX, quando Uberaba pertencia à Diocese de Goiás, o Correio Católico foi voz ativa no cenário religioso e social da cidade, circulando até os anos 1970. Seu retorno, agora em 2025, acontece no contexto do Ano Santo do Jubileu da Esperança, com o compromisso de “anunciar apressadamente (correio) e a todos (católico) a boa notícia do Evangelho”. 

Pode interessar: CONEXÃO URBANA | Fé de Uberaba ressoa forte no coração de Roma!

Veja a relação completa dos homenageados: 

1.  Personalidades e Instituições Eclesiásticas: Dom Paulo Mendes Peixoto (Arcebispo), Mons. Célio Pereira Lima (Vigário Geral), Mons. Valmir Aparecido Ribeiro, Padres Fábio Meira dos Santos, Jonathan Alex da Costa, Wylian Whallison Gonçalves; Seminário São José e Nossa Senhora da Abadia (Uberaba);  

2.  Comunicação & Mídia: Alex Maia (Designer), Alexandre Pereira (Jornal Garimpense), Grupo JM, Rádios Beira Rio (Fronteira), Metropolitana, ON, Roma (Romaria), Sacramento, Supersom (Uberaba); Juliano Carlos (TV Band), TV Integração;  

3.  Pascom (Pastoral da Comunicação): Amanda Oliveira, Daniela Caetano (EJC) e Fernanda Freitas (EJC).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por