O mês de junho registrou a temperatura mais baixa, até então, de 2025 em Uberaba. Também foi o mês com o menor volume de chuvas deste ano.
Choveram apenas três dias neste mês de junho. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registradas precipitações em Uberaba nos dias 9, 24 e 45. Mas apenas no dia 24 estas chuvas vieram com algum volume, com 7,2 milímetros. Nos outros dias, as chuvas foram de 0,2 milímetros. O volume total de chuvas, de 7,6 milímetros, ficou abaixo da média histórica, de 17 milímetros.
As temperaturas surpreenderam na cidade no mês. Na estação meteorológica do Inmet em Uberaba, a temperatura mínima registrada foi de 5,9 ºC, dia 25, porém, em outros locais puderam ser encontradas temperaturas ainda menores. A maior temperatura do mês foi dia 23, de 30,6 ºC. Curiosamente, no dia seguinte foi registrada a menor temperatura máxima, de 20 ºC.
A umidade do ar também se mostrou baixa durante o mês de junho em Uberaba. A mínima, de 28%, foi registrada dia 21, enquanto a máxima foi dia 24, de 87%, no dia que mais choveu durante o mês.
Julho
Para o mês de julho, de acordo com a climatologista Wanda Prata, são esperadas algumas altas e baixas pressões na atmosfera de Uberaba, que reduzirão as temperaturas em alguns momentos. Neste início de mês, já é esperada a entrada de uma alta pressão, que deverá baixar consideravelmente as temperaturas. Outra massa de ar frio é aguardada para o meio de julho.
Não são esperadas chuvas para este mês. Com isso, a umidade do ar deve se manter muito baixa, segundo a climatologista, o que requer alguns cuidados, como hidratação, uso de umidificadores e cuidado com fogo, pois incêndios são propícios e se alastram com facilidade nesta época do ano.