PESQUISA

Estudo financiado pelo MP vai detalhar o déficit habitacional de Uberaba

Dandara Aveiro
Publicado em 01/07/2025 às 08:45
Compartilhar

Uberaba terá novo diagnóstico detalhado sobre o déficit habitacional e ele deve ser finalizado até outubro deste ano. O levantamento, financiado pelo Ministério Público e conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vai atualizar os dados usados pela Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) para nortear as políticas públicas de moradia. As informações vão subsidiar a revisão do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), que está defasado desde 2010. 

Em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, Regiane Isidoro, vice-presidente da Cohagra, destacou que a pesquisa representa um avanço importante na política habitacional de Uberaba. Segundo ela, o estudo está sendo realizado em duas frentes. A primeira foca na atualização do déficit habitacional do município, com cruzamento de dados oficiais, como os do IBGE e da Codau, abrangendo toda a cidade. Já a segunda linha de pesquisa é a de pós-ocupação, que busca avaliar a satisfação dos moradores em relação aos empreendimentos já entregues. 

O levantamento de pós-ocupação terá início nos bairros Anatê e Girassóis, onde os moradores estão sendo entrevistados sobre a qualidade das moradias, infraestrutura e serviços públicos disponíveis. O objetivo é identificar pontos de melhoria nos projetos futuros. “No momento, estamos fazendo um piloto, com projeções científicas de amostragem, para entender como o morador está se sentindo no bairro, na casa; não só em relação ao programa Minha Casa, Minha Vida, mas também aos demais empreendimentos já entregues”, explicou. 

A pesquisa está sendo executada por um grupo especializado da UFU, com apoio da Fundação João Pinheiro, referência nacional em estudos habitacionais. Para a vice-presidente da Cohagra, a parceria garante maior qualidade técnica ao diagnóstico. “Fiquei muito animada ao chegar à Cohagra e saber que teremos dados fidedignos para trabalhar. Isso vai nos permitir construir políticas públicas mais assertivas na área da habitação”, afirmou. 

A expectativa é que os resultados finais sejam apresentados até outubro, com ampla divulgação e utilização como base para novas ações do setor habitacional. A partir desses dados, a Cohagra pretende elaborar estratégias mais direcionadas para atender as famílias que aguardam por uma moradia digna em Uberaba. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por