Lan houses de Uberaba desrespeitam a legislação e seguem disponibilizando serviços de forma ilegal e sem fiscalização no município.
Nos cinco estabelecimentos pesquisados pela reportagem da Rádio JM, a situação observada foi a mesma: pessoas de todas as idades frequentavam as casas sem apresentar qualquer documento de identificação.
Em uma delas, a atendente que preferiu não se identificar afirmou que a grande maioria dos usuários reluta ao apresentar documentos para confecção de cadastro. “Eles dizem que estão com pressa, que não precisa cadastrar porque entrarão rapidinho na internet”, conta a funcionária. “Acontece que no outro dia eles voltam e a desculpa é a mesma”, relata.
Em outra casa, localizada no bairro São Benedito, o horário de funcionamento estende-se até 1h e não são raros os flagrantes de crianças e adolescentes nas instalações durante a madrugada. “A maioria delas faz competições de jogos em rede e, quase sempre, avança até à noite”, conta funcionária da casa. “Não há como, sequer, interromper”, completa.
A regulamentação da lei diz que criança até 12 anos pode entrar nesses lugares apenas acompanhada por um responsável. Já os adolescentes entre 12 e 18 anos podem entrar apenas com autorização por escrito ou quando levados pelos pais. Menores de idade não podem utilizar o serviço após a meia-noite.