No sábado (18) foi realizado pelo empresário e pecuarista Jonas Barcellos mais um leilão Mata Velha, dentro da programação da exposição internacional de nelore, a Expoinel. De acordo com o Programa Leilões, este foi o leilão mais esperado da programação da feira e o mais rentável do ano.
A valorização do remate fechou em R$ 15,4 milhões para 19 lotes arrematados e seis lotes que tiveram somente 50% de suas propriedades vendidas. A média geral foi de R$ 617 mil.
O pregão foi aberto com a bezerrinha de apenas oito dias, marcando um novo momento na pecuária brasileira. Ela é o primeiro animal puro de origem importada a nascer em território nacional.
Depois da última importação de gado indiano, em 1962, Jonas Barcellos foi um dos pecuaristas responsáveis pela importação de embriões da Índia em dezembro de 2008. Os primeiros animais começaram a nascer esse mês, na Fazenda Santa Marina.
Cerca de 1,2 mil convidados acompanharam de perto os resultados de um trabalho que há 40 anos utiliza as mais modernas tecnologias e integra os dois lados da criação de gad a genética de campo e a genética de pista.
Pentacampeão como melhor expositor do ranking da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e líder até o momento como melhor criador 2009/2010, Jonas Barcellos comercializou apenas descendentes de campeãs nacionais ou doadoras comprovadas, como Divisa, Recordação, Elegance II, Ópera, Casinha, Eclusa e outras.