Maioria das escolas estaduais de Uberaba aderiu à paralisação convocada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação
Maioria das escolas estaduais de Uberaba aderiu à paralisação convocada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) ontem. A categoria reivindica a implementação do Piso Salarial Nacional em Minas Gerais, de acordo com determinação do Supremo Tribunal Federal, que votou pela constitucionalidade da lei 11.738/08, que regulamenta o piso. Nova manifestação deverá acontecer no dia 11 para dar continuidade ao movimento.
De acordo com presidente do Sind-UTE, Sônia Regina Monte, 70% das escolas estiveram parcialmente ou totalmente paradas ontem. A sindicalista entende que a adesão demonstra que o trabalhador está entendendo a situação em relação ao piso, que é mais vantajoso que o subsídio mesmo para quem está iniciando carreira.
No próximo dia 11, parte da categoria irá em caravana a Brasília, onde vai cobrar do Ministério da Educação um novo posicionament para que o cálculo do piso se dê conforme o que está previsto na legislação e não pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), como vem ocorrendo. “Estaremos cobrando do MEC uma posição certa em relação ao piso”, finaliza.