Brinquedo na praça do Residencial Isabel do Nascimento (Foto/Divulgação)
Mais 12 praças de bairros periféricos de Uberaba receberão brinquedos com acessibilidade. Foi o que assegurou a secretária municipal de Planejamento, Isabella Nascimento. Ela participou na manhã dessa terça-feira do JM News 1ª Edição, na Rádio JM.
Atualmente, apenas no bairro rural de Peirópolis foram instalados esses equipamentos. Projeto de Lei recém-aprovado pela Câmara Municipal de Uberaba (CMU) prevê que os playgrounds instalados em jardins, parques, clubes, áreas de lazer e áreas abertas ao público em geral, ainda que localizados em propriedade privada, de uso público, devem conter, no mínimo, 20% dos equipamentos destinados às crianças com deficiência física. Seriam atendidas também as crianças portadoras de deficiência visual, com a instalação de jogos de tabuleiros e outros brinquedos pedagógicos.
“Muitas crianças necessitam desse lazer. E hoje vamos trabalhar para implantar esses brinquedos inclusivos nessas praças. Essa é uma tendência, de implantar brinquedos com acessibilidade para a primeira infância. É a criação de parques que atraíam as crianças para o espaço público. A ideia é trazer os pais para uma caminhada e os filhos para brincarem nessas praças”, destacou a secretária.
Conforme Isabella, além dos brinquedos, os espaços públicos serão planejados com uma jardinagem atraente, com criação de espaços coloridos, internet wi-fi e implantação de iluminação segura.
“As pessoas querem ir à praça não apenas para ficarem sentadas em um banco, tomando sorvete ou conversando. É preciso ter brinquedos que chamem atenção, que as pessoas se sintam à vontade para usufruírem daquele local, com a brincadeira, a prática esportiva e outras atividades em um espaço único”, ressaltou.
Isabella também informou que as praças vão integrar o programa “Uberaba Segura”. “Serão instaladas câmeras de monitoramento nesses locais. Mas também vamos trabalhar junto à população para mostrar que aquela praça será construída para seu lazer, para ser desfrutada por sua família, que se trata de um bem construído com dinheiro público. É importante que a vizinhança cuide da praça. Que a população seja vigilante na conservação para evitar os atos de vandalismo”, disse Isabella.