Mais de 100 celebrações da Missa de Ramos relembram, hoje, para fiéis em todas as paróquias e capelas de Uberaba, a entrada de Jesus em Jerusalém, marcando a abertura da Semana Santa na cidade.
De acordo com o arcebispo Dom Roque Oppermann, a expectativa é de que milhares de católicos sejam reunidos nas atividades, que vão de hoje até o domingo de Páscoa, 4.
Segundo informações da Cúria Metropolitana, as celebrações na Catedral Metropolitana têm início às 9h, com abertura da missa do salão paroquial e procissão até a Igreja, onde a cerimônia termina. “As missas de Ramos têm um apelo menor do que outros rituais, como a procissão luminosa da sexta-feira, por exemplo, mas mesmo assim é significante o aumento de participantes em relação aos demais domingos”, afirma.
Nas outras 23 paróquias de Uberaba, a realização da Missa seguirá o mesmo ritual: os fiéis encontram-se nos salões paroquiais ou praças próximas às igrejas e seguem até os templos, em procissão, acenando Ramos para remeter à conhecida passagem bíblica.
Entre as cerimônias que concentram o maior número de pessoas, na Igreja São Domingos, a celebração começa às 9h30, na praça do Grupo Brasil; na Igreja São Benedito, os fiéis encontram-se às 9h, na praça Jorge Frange; na paróquia da Adoração, a cerimônia tem início às 9, na praça Dom Eduardo; na Igreja Santa Teresinha, a celebração é dedicada às crianças e o percurso fica restrito às ruas do entorno da igreja; no Santuário da Abadia, a procissão começa na rua Prudente de Morais, próximo à Feira Livre, e segue até a igreja. Por fim, na Medalha Milagrosa, três missas sinalizam o Domingo de Ramos, às 7h, 9h e 17h30.
De acordo com Dom Roque, todos os fiéis ficam convocados a levar ramos de casa para manter viva a encenação bíblica. “É costume ainda levar os ramos para casa depois da missa e expô-los pelo resto do ano como forma de mostrar que Jesus é nosso rei”, completa.