São mais de 27 mil famílias atendidas pelo Bolsa Família em Uberaba (Foto/Divulgação)
São cerca de 27 mil famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal que recebem benefícios do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) em Uberaba. Contudo, cerca de três a quatro mil beneficiários passam por bloqueios ou revisões mensalmente, segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri. Em entrevista à Rádio JM, o titular da pasta reforçou que as medidas preventivas são rotineiras para evitar irregularidades.
“Sou muito favorável aos benefícios, mas precisam ter controle para evitar irregularidades”, declarou Ernani. Segundo ele, a Prefeitura está ampliando a equipe, com apoio de recursos vinculados da União, para realizar as averiguações solicitadas pelo Governo Federal, quando há indícios de inconsistência de dados na liberação do benefício. “Não será um mutirão, mas nossa equipe vai às casas de acordo com a necessidade de solicitação do Governo, e verificamos tudo conforme as regras”, explicou.
O secretário ressaltou que há atuação proativa apenas em novos cadastros. Quando uma família solicita o benefício, técnicos verificam possíveis inconsistências antes de concluir a inscrição. Cada CRAS conta com um técnico responsável, e a Prefeitura mantém ainda um setor administrativo na Rua Lauro Borges para dar suporte a esse trabalho.
Neri destacou ainda a importância de cumprimento dos critérios como frequência escolar, vacinação e pesagem das crianças, que influenciam na manutenção do benefício. “Criança precisa ir para a escola e estar bem nutrida. É um trabalho em conjunto que fazemos com a Secretaria de Educação, com a saúde e com toda a rede de assistência social”, concluiu.