(Foto: Divulgação PMU)
O mutirão do Cadastro Único, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, atendeu 3.370 famílias de Uberaba entre os dias 10 e 21 de fevereiro. A ação, realizada em 12 pontos de atendimento sem necessidade de agendamento, mobilizou mais de 100 servidores para inscrição e atualização do cadastro.
Inicialmente, a previsão era atender 1.500 famílias em uma semana, mas esse número foi alcançado no terceiro dia, levando à prorrogação do mutirão, conforme destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ernani Neri.
"O CadÚnico é a porta de entrada para diversos programas sociais. Organizamos o mutirão para agilizar o atendimento e garantir o acesso aos benefícios assistenciais. A facilidade da ação atraiu tanto quem já aguardava atendimento quanto novas pessoas que souberam do evento e aproveitaram a oportunidade", afirmou o secretário.
Com a atualização do Sistema de Cadastro Único pelo Governo Federal, o agendamento para inscrição e atualização será retomado em 17 de março, com um novo formato em Uberaba. Durante esse período, o portal do Cadastro Único ficará inativo para a transição do sistema.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, as famílias já inscritas não precisarão tomar nenhuma medida, mantendo acesso normal aos benefícios.
Os servidores responsáveis pelo sistema estão passando por capacitação para operar a nova ferramenta.