Pessoas que não fizeram a atualização do cadastro do Bolsa Família e tiveram o benefício bloqueado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) tem até o próximo dia 30 para fazê-lo e garantir o retorno do recebimento. Caso contrário, estarão excluídas do programa.
Segundo a Coordenadora do Núcleo de Assistentes Sociais e CAD-Único da Seds (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), Vânia Guarato, 334 famílias em Uberaba estão com o Bolsa Família bloqueado e, caso não compareçam aos locais onde possam fazer o recadastramento até essa data, perderão o benefício. Foram convocadas 1.750 pessoas para a revisão, por não terem feito o recadastramento de dados nos últimos dois anos.
Ela ainda ressalta que com o recebimento cancelado, a pessoa terá que refazer o processo, mas não sabe se o governo irá aceitar. No entanto, para esse número de pessoas que deixaram de fazer a atualização do cadastro, Guarato acredita que muitas são famílias que não moram mais em Uberaba e só perceberão o bloqueio do benefício quando forem receber o mesmo. Sendo assim, elas poderão procurar o órgão responsável por esse cadastro na cidade onde estão fixadas.
Para a atualização dos dados cadastrais, o beneficiado deve apresentar carteira de trabalho, CPF, RG e título de eleitor, para os integrantes da família acima de 18 anos, e declaração escolar e certidão de nascimento para as crianças e adolescentes.
A revisão pode ser feita nos oito Centros de Referência de Assistência Social – Cras/Abadia, Cras/Polo I, Cras/Boa Vista, Cras/Tutunas, Cras/Dr. Décio Moreira, Cras/Morumbi, Cras/Vila Paulista, Cras/Residencial 2000 –, das 8h às 17h, ou na própria sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), na rua Irmão Afonso, 617, das 12h às 18h.