Dados foram apresentados durante a IV Jornada Cemdhi, que reúne especialistas para debater prevenção, tratamento e cuidado integral de doenças crônicas
Uberaba tem atualmente 28.222 pessoas cadastradas com hipertensão e 15.679 com diabetes acompanhadas pela rede municipal de saúde. Os números foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante a IV Jornada Cemdhi, realizada nesta quinta-feira (25), na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Com o tema “Cuidado multiprofissional em diabetes, hipertensão e obesidade: construindo caminhos na rede de atenção”, o evento reúne profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes para discutir estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças crônicas.
A programação ocorre no Dia Nacional do Diabetes, data voltada à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento adequado da doença.
Além dos pacientes com diabetes e hipertensão, o município contabilizou 2.411 atendimentos relacionados à obesidade somente em 2026, até o momento.
A jornada conta com palestras, mesas de discussão e apresentação de casos clínicos conduzidos por especialistas da UFTM, Uniube, Hospital de Clínicas da UFTM, Instituto Joslin e profissionais do Centro Municipal Especializado em Diabetes, Hipertensão e Obesidade (Cemdhi).
Entre os temas abordados estão o papel da cardiologia e da nefrologia na Atenção Primária, alterações metabólicas relacionadas ao diabetes e à obesidade, fisioterapia aplicada ao cuidado do pé diabético, combate ao estigma no atendimento em saúde e a integração da saúde bucal no acompanhamento de pacientes com doenças crônicas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) desenvolvem os grupos Hiperdia, voltados ao acompanhamento de pessoas com hipertensão e diabetes.
Além das consultas médicas e de enfermagem, os grupos oferecem ações de educação em saúde, aferição da pressão arterial, testes de glicemia capilar e distribuição de medicamentos disponibilizados pela rede municipal. Pacientes que utilizam insulina também podem receber fitas para monitoramento da glicemia, mediante apresentação da documentação exigida.
A SMS reforça que hábitos como alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas e acompanhamento periódico da pressão arterial e da glicemia são fundamentais para prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida.
A IV Jornada Cemdhi acontece no anfiteatro Esmeralda da UFTM e segue até o fim da tarde desta sexta-feira.