DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Mais de 750 benefícios do Bolsa Família foram cancelados em 2025

Outros 319 benefícios foram bloqueados e precisam ser atualizados junto aos Cras, mas 16.359 seguem ativos na cidade

Dandara Aveiro
Publicado em 30/06/2025 às 10:12Atualizado em 30/06/2025 às 18:33
Compartilhar
Análise do governo federal está se tornando mais rigorosa com o cruzamento de informações, para garantir que o programa chegue a quem realmente precisa  (Foto/Reprodução)

Análise do governo federal está se tornando mais rigorosa com o cruzamento de informações, para garantir que o programa chegue a quem realmente precisa (Foto/Reprodução)

Em 2025, Uberaba registrou o cancelamento de 752 benefícios do Bolsa Família e o bloqueio de outros 319, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds). Atualmente, o município possui 16.359 benefícios ativos do programa federal. 

A Seds esclarece que o bloqueio ou cancelamento dos benefícios não é realizado pelo município, mas pelo Governo Federal, que faz uma análise rigorosa dos cadastros para identificar irregularidades. Em caso de bloqueio, os responsáveis devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para verificar o motivo da suspensão e tomar as providências necessárias para regularizar a situação. 

Em entrevista ao programa JM News, da Rádio JM, o secretário Ernani Neri comentou sobre o perfil das famílias beneficiadas e o processo de revisão cadastral realizado pelo governo. Segundo ele, essa fiscalização é fundamental para garantir que os recursos públicos cheguem a quem realmente precisa e para manter a transparência e a justiça social no programa. 

“O processo de análise tem se tornado mais rigoroso, com o cruzamento de dados entre diferentes órgãos federais, utilizando informações do Cadastro Único, Receita Federal, CPF e até movimentação financeira, o que permite identificar rapidamente situações irregulares e garantir que o benefício seja destinado a quem realmente necessita”, explicou o secretário. 

Com mais de mil benefícios cancelados ou bloqueados, a Seds reforça a importância de as famílias manterem seus dados atualizados no Cadastro Único e lembra que o CRAS está disponível para oferecer orientação e apoio no processo de regularização dos benefícios, evitando a perda do direito aos recursos essenciais para a segurança alimentar e o bem-estar das famílias em situação de vulnerabilidade. Segundo Ernani, ainda não há mutirões previstos para regularização de benefícios.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por