SE ADAPTOU

Manejo inadequado de alimentos aumenta incidência de ratos em Uberaba

Alerta do biólogo do Departamento de Zoonoses, Luiz Gustavo Pinheiro, sobre o aumento de ratos na área urbana em Uberaba

Dandara Aveiro
Publicado em 05/01/2025 às 15:10
Compartilhar
A presença de ratos em áreas urbanas tem se intensificado devido ao manejo inadequado de alimentos e falta de conscientização da população (Foto/Reprodução)

A presença de ratos em áreas urbanas tem se intensificado devido ao manejo inadequado de alimentos e falta de conscientização da população (Foto/Reprodução)

A presença de ratos em áreas urbanas tem se intensificado devido ao manejo inadequado de alimentos e falta de conscientização da população. A explicação é de Luiz Gustavo Pinheiro, biólogo do Centro de Controle e Zoonoses de Uberaba. Além de causarem transtornos, os roedores podem transmitir doenças como a leptospirose, que afeta humanos e animais domésticos. O departamento de Zoonoses realiza ações de controle químico, mas o problema persiste enquanto houver alimento exposto, abrigo e água disponíveis, fatores que favorecem a proliferação dos roedores.   

Segundo Luiz Gustavo, em entrevista à Rádio JM, os três tipos de ratos mais comuns na zona urbana – rato de telhado, ratazana e camundongo – encontram condições ideais nas cidades para se multiplicar. A leptospirose, transmitida pela urina dos roedores, é uma das principais preocupações. “Se o rato urina na ração do cachorro, por exemplo, ele pode contrair a doença e contaminar os humanos, que vão lavar as fezes do animal de estimação no quintal sem proteção, por exemplo”, explica.   

O biólogo também destaca que alimentos deixados nas portas das casas para animais em situação de rua contribuem para o aumento das colônias de ratos. “A gente tem um trabalho no departamento de Zoonoses para combater os ratos, mas não há fiscalização com relação à dispersão de alimentos para animais de rua. Eu mesmo coloco, mas depois tiro as sobras. Porque é muito bonito alimentar os animais, mas o acúmulo de alimentos nas ruas faz com que aumente a população de ratos”, declara Luiz Gustavo.   

Além das medidas de controle, a conscientização e a informação são as principais ferramentas para combater o problema. “É difícil mudar a cabeça e os hábitos das pessoas do dia para a noite. Mas, quanto mais a gente conseguir levar informação preventiva, mais vamos conseguir evitar essas problemáticas”, conclui. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por