Processo de escoramento será finalizado hoje e a intervenção na estrutura do viaduto não tem data para ser concluída, mas se espera que ocorra na próxima semana
Trânsito precisou ser interditado para manutenção emergencial em viaduto na avenida Claricinda Alves Resende, em Uberaba (Foto/Divulgação)
Trabalho de manutenção do viaduto interdita a avenida Claricinda Alves Rezende, no bairro Jardim do Lago, por prazo indeterminado. Segundo informações do secretário de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini, os técnicos da VLI Multimodal trabalham para averiguar qual a melhor solução para recuperar a estrutura. O viaduto passa pelo trabalho de escoramento, que deve ser concluído até sábado (12), mas, a intervenção total na estrutura segue sem prazo determinado para a liberação do tráfego.
Ainda de acordo com Arduini, outros dois técnicos especialistas em estrutura metálica foram acionados pela Sesurb para apoiar os trabalhos de recuperação da estrutura. A expectativa é que uma solução técnica seja alcançada até o início da próxima semana. “A previsão é que pelo menos fique até a próxima semana [interditado]. Precisará recuperar a estrutura. O bom é que o viaduto é de estrutura metálica e a recuperação é mais fácil que de concreto armado”, explicou o secretário.
A manutenção do viaduto afeta diretamente o trânsito no local. Segundo o secretário-adjunto de Defesa Social, Ulisses Lamas, rotas alternativas foram estudadas para apoiar o motorista. Além disso, uma linha de ônibus do transporte coletivo de Uberaba precisou ter a rota alterada.
“Para os moradores dos bairros Jardim Tita Rezende, Jardim Belo Horizonte, Parque São José acessarem a região do Parque das Acácias e a região dos Estados Unidos, uma das opções de desvio é pela rua Augusta Modesto Cajado, avenida Mei Mei, avenida Leopoldino de Oliveira, avenida Francisco José de Carvalho e avenida Vereador Mário de Assis Guimarães”, orienta o adjunto.
Ulisses Lamas também traz outra opção: “Outra opção de desvio para esses moradores é acessando a rua Ari Luiz de Melo, rua Mauro Rodrigues Cação, avenida São Paulo, passando pelo Tiro de Guerra, pela rua Divinópolis, retornando pela rua Deoclides Teles da Silva, rua Dr. José Maria dos Reis, rua Genésio Estevam do Nascimento, rua Abdon Alonso y Alonso, rua Antônio Dal Secchi, rua Fausto Salomão Trezi e, por fim, pela avenida Dr. Hélio Luiz da Costa”.
A VLI, controladora da linha férrea, esclarece que a inspeção realizada no viaduto ferroviário que cruza a avenida Claricinda Alves de Rezende, no bairro São José, indicou a necessidade de manutenção preventiva. De acordo com a empresa, a intervenção já começou e está em contato com órgãos de trânsito da Administração Municipal para orientação dos motoristas sobre rotas alternativas. “A companhia lamenta eventuais transtornos à comunidade e informa que trabalha para concluir as obras o mais breve possível”, conclui nota emitida ao Jornal da Manhã.