Trânsito precisou ser interditado para manutenção emergencial em viaduto na avenida Claricinda Alves Resende, em Uberaba (Foto/Divulgação)
Manutenção em viaduto na avenida Claricinda Alves de Rezende, no bairro Jardim do Lago, afeta o trânsito na região e também exige ajustes no itinerário do transporte coletivo. A interdição foi iniciada ainda na noite de quarta-feira (9) e conta com o apoio e orientação de trânsito dos agentes e da Guarda Civil Municipal (GCM). Segundo informou a VLi ao Jornal da Manhã, inspeção de rotina identificou a necessidade de manutenção preventiva no viaduto rodoviário, iniciando as intervenções emergenciais na estrutura. Não há previsão de quando os trabalhos serão finalizados.
A movimentação de equipes da ferrovia e o escoramento emergencial da estrutura durante a noite desta quarta-feira (9) chamaram a atenção de moradores e motoristas, levando um leitor do Jornal da Manhã a questionar a situação. “O viaduto da Clarecinda Alves de Resende está interditado por questões estruturais. Ontem à noite foi feito escoramento de emergência. Próximo ao Flamboyant. Quem fez a interdição? O pessoal da ferrovia estava lá trabalhando no escoramento, então acredito que sejam eles. E no apoio estava uma viatura da GCM”, manifestou.
Em resposta, a VLi Multimodal, empresa de logística que controla as concessionárias de transporte ferroviário de cargas na linha Ferrovia Centro-Atlântica S.A., que corta Uberaba, confirmou que a medida é preventiva e informou que está em contato com os órgãos municipais para orientar a população sobre rotas alternativas. “A companhia lamenta eventuais transtornos à comunidade e trabalha para concluir as obras o mais breve possível”, disse a nota enviada à imprensa.
A Guarda Civil Municipal (GCM) também confirmou sua atuação no local. De acordo com o comandante Santos, a corporação foi acionada para dar apoio à operação da VLi, com presença contínua de agentes de trânsito desde o início da interdição. Os trabalhos foram feitos em revezamento para garantir a fluidez no trânsito e a segurança viária.
A interdição afeta também o transporte coletivo em Uberaba. A princípio, o itinerário da linha 59 - Cássio Rezende, passou por ajustes temporários de trajeto e que os novos itinerários serão divulgados em breve pelos canais oficiais.
Como alternativa, motoristas podem utilizar as avenidas Djalma Castro Alves, São Paulo e Doutor José Maria Reis para desviar do trecho interditado. Uma equipe da Secretaria de Defesa Social (SDS) também estará no local nesta quinta-feira (10), em conjunto com representantes da VLi, para acompanhar de perto os desdobramentos da obra.