CIDADE

Massa de quibe sem controle põe a saúde de uberabenses em risco

Publicado em 30/06/2010 às 19:45Atualizado em 20/12/2022 às 05:39
Compartilhar

Prática comum entre os uberabenses, a compra de produtos como massa de quibe ou frango temperado em supermercados e lanchonetes pode parecer uma atividade inofensiva. No entanto, traz sérios problemas à saúde.

O alerta partiu do Serviço Municipal de Inspeção (SIM), em funcionamento há pouco mais de um ano em Uberaba. “O grande problema é que existem comerciantes que vendem todo o tipo de produto de origem animal sem o certificado expedido pelo SIM. Nesse caso não dá para saber de onde veio esse produto ou como foi feito”, explica o médico veterinário Aldair Landim, diretor do serviço veiculado à Secretaria Municipal de Agricultura.

De acordo com ele, 18 empresas e pequenos produtores já foram certificados através de produtos como queijo, embutidos, ovos, mel, derivados de leite e diversos outros. “O caso mais grave entre os que são vendidos clandestinamente é a massa de quibe, porque, embora a maioria das pessoas não saiba, sua venda é proibida por lei federal em supermercados e até mesmo em açougues”, explica.

Segundo ele, em nível municipal, quatro empresas uberabenses estão autorizadas à produção de quibe. Entretanto, para mão levar o produto errado, algumas características do produto devem ser observadas na hora da compra. “Tem que estar bem embalado, com rótulos contendo informação nutricional, carimbo, telefone e endereço do fornecedor”, afirma Landim. Explica que, em certos casos, a atenção deve ser redobrada, pois alguns comerciantes compram produtos certificados e, posteriormente, os adulteram para que aumentem sua quantidade. “Misturam e mascaram com alguma substância que aumente seu peso e acabam vendendo disfarçada com o rótulo original. Por isso, está proibida a venda de quibe a granel em Uberaba”, conta Landim sobre a proibição das embalagens de cinco quilos.

De acordo com o diretor, qualquer produtor ou pequeno comerciante pode procurar o serviço para certificação. A única condição, segundo ele, é a de que o produto tenha qualidade. O telefone do SIM é 3318-0458.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por