Mato alto no canteiro central (Foto/Leitor JM)
Mato alto no canteiro central (Foto/Leitor JM)
Buraco na via do Bairro de Lourdes (Foto/Leitor JM)
Morador do bairro de Lourdes, reclama do crescimento descontrolado de mato no canteiro da avenida Nabor Abadia de Oliveira. Ao Jornal da Manhã a informação é de que o local está intransitável para pedestres. Buracos no asfalto também são alvo de denúncia.
Ao JM, o denunciante aponta que a via está “puro descaso”. As imagens mostram o mato alto no canteiro central da avenida, que deveria ser utilizado para travessia, atingindo a alta dos galhos de árvores. Os galhos de algumas árvores, por sua vez, atingem a fiação elétrica.
As calçadas da região também apresentam mato alto. E, por fim, os buracos no asfalto atrapalham motoristas que passam pela região. “Essa região está intransitável, tanto pelo mato, quanto pelos buracos. Estamos com esse grande problema da dengue e aqui no bairro esse monte de mato servindo de um possível ponto de proliferação do mosquito da dengue”, afirma reclamante.
A dengue tem causado grande preocupação na população e nos órgãos públicos devido à possibilidade de um surto antecipado da doença. O primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 apontou infestação predial de 6,7%.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção, os bairros Santa Marta, Parque São Geraldo, Jardim Maracanã, Residencial 2000 e São Benedito foram os cinco bairros com o maior número absoluto de imóveis com a presença do Aedes aegypti. As larvas do mosquito foram encontradas em mais de dez imóveis.
No entanto, em termos percentuais, bairros que apontaram maior incidência do Aedes aegypti são Jardim Santa Clara, Jockey Park, Vila Planalto, Recanto das Torres e Vila Olímpica.
Segundo a Prefeitura de Uberaba, a localidade está inclusa no mutirão de ações do Departamento de Zoonoses e Endemias desta quarta-feira (7). Também estão na lista os bairros Elza Amui, Cidade Nova, Oneida Mendes ll, Uberaba l, Jardim Manhattan, Josa Bernardino, Parque São José, Antônia Cândida, Uberaba l, Manoel Mendes, Jardim Triângulo, Vainice Andrade, Amoroso Costa, São Vicente, Costa Teles, Silvério Cartafina, Orlando Costa Teles e Gameleira.
Ainda, questionado sobre os desgastes no asfalto, o secretário-adjunto de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini, informou ao JM que a via está planejada para uma segunda etapa do plano de recapeamento asfáltico.
“As ruas que não estão contempladas nessa etapa, fazemos uma lista para um segundo momento. Após finalizar os 300 km. O planejado nosso é findado os 300 km, a gente inicie um novo processo licitatório. Então, dando tudo certo, seria a partir da 2025”, informa.
O JM também acionou a Codau para saber quando a rua será contemplada pelo serviço de capina, poda e limpeza. Contudo, ainda não obteve resposta. O espaço está aberto à manifestação.