Apesar da expectativa dos motoristas em relação ao início da megablitz do IPVA, ação conjunta entre a Polícia Militar, Guarda Municipal, Receita Estadual e Delegacia de Trânsito, prevista para começar ontem, não foi efetivada.
O chefe da Seção de Operações e Planejamento do 4º BPM, capitão Rodrigues, afirmou que as blitze terão início ainda esta semana. Porém, dias, horários e locais não serão divulgados para não atrapalhar os trabalhos.
Mesmo não confirmando dias exatos, o capitão revelou que pelo menos três dias da semana serão marcados pela operação. “Essa megablitz tem um caráter itinerante. Por isso, podemos atuar tanto na região central da cidade como nos bairros”, completa.
No entanto, ações de fiscalização de menor porte podem ocorrer até que a megaoperação comece de fato. Para tanto, homens da PM e GM estarão em pontos estratégicos da cidade para realizar o trabalho.
Lembrete. Os proprietários de veículos com placas de finais 1, 2 e 3 e que ainda não regularizaram a situação dos seus documentos não podem circular, correndo o risco de sofrer multa no valor de R$ 191,54, perda de sete pontos na carteira de habilitação, além de ter o veículo retido até a apresentação do documento. Para os veículos com placas finais 4, 5 e 6, o prazo para quitação das dívidas vai até o dia 31 deste mês, enquanto que para as placas de finais 7, 8, 9 e 0, o prazo final é dia 30 de setembro.
De acordo com a norma estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro, o veículo só será considerado licenciado depois de quitados os débitos relativos ao IPVA, Seguro Obrigatório (Dpvat), Taxa de Licenciamento e eventuais multas de trânsito e ambientais. Não havendo qualquer pendência, o documento será renovado automaticamente e encaminhado ao endereço do proprietário.