A exemplo de anos anteriores, a inovação segue no foco da Megacana este ano, que terá mais três eventos agregados. (Foto/Divulgação)
Megacana 2025 foi lançada na sexta-feira (31), reforçando o foco na inovação e apresentando um novo modelo, com três outros eventos agregados até agosto, quando acontecerá a feira, nos dias 6 e 7. Durante o lançamento, representantes da Canacampo e Siamig Bioenergia, idealizadores do evento, apresentaram o que haverá de diferente este ano.
A mudança começa por meio de um novo conceito, que é a Megacana 360, alinhando novas culturas, que estão no entorno da produção da cana-de-açúcar, como soja, amendoim e outros cereais que servem como rotação na área plantada. Ainda dentro desse conceito, a estrutura da feira terá, como palco central, uma arena 360, propiciando experiências mais assertivas entre todos stakeholders (integrantes) do setor.
O presidente da Canacampo, Ademir Júnior, falou sobre as novidades da feira. “Nosso olhar sempre foi para a inovação e com a Megacana não é diferente. Fomos a primeira feira on-line, no período pandêmico, e no pós-pandemia fizemos eventos híbridos. Agora, estamos ampliando a feira e agregando a ela outros três eventos. E o foco não muda. Oferecer informações de excelência e atuais para toda a cadeia produtiva, além de um networking de alto nível. Tenho certeza que a Megacana 360 ficará marcada na história”, destacou ele.
Entre as novidades este ano estão três outros eventos, que serão agregados à feira ao longo do ano. No próximo dia 20 de fevereiro, acontecerá o “Dia de Campo – Cadi Soja”, no Centro de Aprendizado, Difusão e Inovação (Cadi), que a partir deste ano trará novas culturas, além da cana-de-açúcar. O Cadi é um espaço para as empresas parceiras desenvolverem projetos e pesquisas, testando diferentes manejos e tecnologias em condições reais.
No dia 26 de março, ocorrerá o “Encontro de Líderes”, um evento exclusivo para convidados e patrocinadores, oportunizando um encontro com personalidades que marcaram o setor. No dia 7 de maio, haverá a “Rodada de Negócios”, que terá também palestra sobre mercado com especialista do setor, além de propiciar um encontro entre empresas parceiras, visando negociações em condições especiais, cujos detalhes ainda serão divulgados.
Para o presidente da Siamig Bioenergia, Mário Campos, a edição de 2025 não traz uma mudança apenas simbólica, ela reflete o espírito inovador da feira. “Nosso compromisso é oferecer experiência transformadora, conectando produtores, empresas, tecnologias e ideias em um verdadeiro mercado sucroenergético 360 graus. É um evento que celebra a trajetória de sucesso da feira e sua importância para a cadeia produtiva, sendo um momento de celebração e reflexão sobre o papel fundamental que o setor sucroenergético desempenha no desenvolvimento do Brasil e do mundo”, destacou Mário Campos.
Todas as informações sobre a Megacana 360 podem ser acompanhadas por meio do site www.megacana.com.br e pelas redes sociais da feira @megacanatech.