INTERRUPÇÕES

Mesmo com chuva acima da média, reservatórios de Uberaba seguem com fechamentos noturnos

Dandara Aveiro
Publicado em 26/12/2025 às 15:24
Compartilhar

Após um período de abastecimento contínuo entre os dias 14 e 19 de dezembro, os reservatórios de Uberaba voltaram a ser fechados durante a noite e já acumulam quase uma semana de interrupções noturnas. Nesta sexta-feira (26), Companhia Operacional de Desenvolvimento, saneamento e Ações Urbanas (Codau) fechará novamente o sistema das 21h às 4h30 de sábado (27), mesmo com dezembro registrando chuva acima da média, segundo a climatologista Wanda Prata.  

Ao longo das últimas semanas, o sistema alternou dias de abertura total com fechamentos noturnos e até interrupções emergenciais. Entre os dias 14 e 19 de dezembro, por exemplo, os reservatórios permaneceram abertos durante todo o dia, o que representou um dos períodos mais extensos de abastecimento contínuo do mês. No entanto, a partir do dia 20, os fechamentos noturnos voltaram a ocorrer de forma praticamente diária, exceto terça-feira (23), em que o sistema se manteve aberto durante o dia e à noite. 

Antes disso, o início de dezembro foi marcado por uma série de fechamentos emergenciais e prolongados, alguns deles durante o dia, como em 1º, 2 e 3 de dezembro, quando houve interrupções em diferentes horários. Já entre os dias 6 e 9, os reservatórios também permaneceram fechados durante a noite, com reaberturas programadas para a madrugada ou na manhã seguinte. O histórico divulgado ao longo do mês mostra que o abastecimento tem sido ajustado diariamente, conforme a necessidade operacional do sistema, com o objetivo de garantir a recuperação dos níveis dos reservatórios e a estabilidade da distribuição de água na cidade.  

De acordo com a climatologista Wanda Prata, o volume de chuvas registrado em dezembro superou a média histórica para o mês. Até o momento, foram contabilizados 323 milímetros, enquanto a média esperada é de 252,5 mm. Em outubro, choveu 137 mm, abaixo da média de 167 mm, e em novembro o acumulado foi de 112 mm, também inferior à média histórica de 205 mm. Para a especialista, apesar da recuperação expressiva em dezembro, o déficit acumulado nos meses anteriores ainda impacta diretamente a recomposição dos mananciais. 

Segundo a Codau, na noite desta quinta, por volta das 22h, o índice de reservação era de 32,1%, passando para 56,6% às 6h desta sexta-feira. Apesar da recuperação, o nível ainda está abaixo do ideal, que é superior a 70%. Na manhã desta sexta-feira, a vazão do Rio Uberaba era de 2.750 litros por segundo. 

Além disso, Uberaba segue sob influência de uma forte onda de calor, com previsão de temperatura máxima de 36 °C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em períodos de calor intenso, o consumo de água tende a aumentar. Por isso, a autarquia reforça a orientação para o uso consciente da água, evitando desperdícios e priorizando atividades essenciais, a fim de contribuir para a estabilidade do sistema de abastecimento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por